[Review] Intelbras/LigoWave PTP 5-N PRO

Primeiramente gostaria de agradecer ao amigo Renato Salomão da Rondonet-Telecom que permitiu o uso das fotos que ele fez do produto.

Vamos lá. Antes do Review, gostaria de salientar que este produto NÃO é produzido no Brasil, é importado pela Intelbras e foi modificado para que pudesse ser homologado pela Anatel para uso no Brasil.

De acordo com o site da Intelbras, esta é a descrição do produto:

PTP 5-N MiMo Pro foi projetado para aplicações PTP de alto desempenho e processamento de pacotes. Possui 2 conectores para conexão com antena externa MiMo e fornece uma solução completa para estabelecer enlaces ponto a ponto de alta qualidade usando a frequência em 5 GHz.

  • Porta Ethernet blindada 10/100/1000 Mbps
  • Tela OLED para instalação, manutenção e alinhamento de enlace
  • Suporta enlaces ponto a ponto de alto desempenho
  • Throughput até 200 Mbps e alta capacidade de processamento até 80.000 pps
  • 2 conectores tipo N para uso de antena MiMo externa
  • Instalação em mastro ou parede
  • Analisador de espectro integrado
  • Compatibilidade com WNMS (Wireless Network Management System)
  • Compatível com ferramenta de simulação de links (LinkCalc)
  • Protocolo proprietário W-Jet², ideal para links de longo alcance
  • Interface de configuração e manuais em português

Especificações Técnicas

Anatel442, 506, 529
Avançado wirelessHTTP(S), linha de comando via SSH, Display OLED, Servidor SNMP v1/2c/3, SNMP trap, WNMS, Arquivo de analise de sistema, Syslogs, alertas de sistema por e-mail
Dimensões (CxLxA)335 x 335 x 90 mm
FerramentasSite survey, Teste de Enlace, Alinhamento de Antena, Analisador de Espectro
Ganho da antenaDepende do modelo escolhido
Indice de proteçãoIP67
Interface de dados10/100/1000Base-T, RJ45
Pacotes por segundo (PPS)Até 80.000
Potência de transmissãoAté 27 dBm
Taxa de transmissão300 Mbps
Tecnologia WirelessProtocolo W-Jet², MiMo 2×2
Throughput TCP efetivoAté 200 Mbps
Tipo de antenaExterna MiMo 2×2
VLANGerenciamento

Assim sendo, promete ser um excelente equipamento.

Agora sim vamos ao Review e as tão prometidas Fotos.

Não testei o produto pessoalmente mas pelo que todas as fotos mostram, a qualidade de componentes e da montagem é bem comprometida. Não há blindagem na etapa de amplificação de saída de RF (por se tratar de duas saídas, deveria haver uma blindagem para que não haja interferência). A parte de entrada PoE dela me parece bem adequada, com protetores a Gás em todas as conexões, caixa de liga metálica com aterramento ode todo circuito. Quanto a vedação dos conectores N, me pareceu uma cola padrão epoxi colocada sobre o conector pela parte de dentro.

Notei que não há nenhum radiador/dissipador de calor sobre o chipset (o que pode gerar certos problemas a médio/longo prazo devido a aquecimento do chipset bem como a perda de potência/processamento).

Quanto a vedação do conjunto, não me parece tão má porém deve-se ter cuidado pois usa uma borracha para vedação do conjunto o que com tempo, calor e chuvas, podem acabar sofrendo avarias e transformar o equipamento em um verdadeiro pote de água.

Seguem as fotos:

11 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

 

Conclusão final:

O produto não vale o quanto é cobrado. Perdeu muito a qualidade do produto original LigoWave quando era importado fora da marca brasileira.  Em testes de bancada pode até cumprir o prometido no site da empresa importadora, mas em ambiente de produção, não atinge as expectativas.

Mais uma vez gostaria de agradecer ao amigo Renato Salomão da Rondonet-Telecom que forneceu as fotos e algumas informações sobre o produto.

 

Caso a empresa Intelbras e/ou LigoWave queiram se manifestar sobre este artigo, ponho-me a disposição através das redes sociais e através do blog para eventuais respostas a este review.

Deixo claro que NÃO TENHO NADA CONTRA NENHUMA EMPRESA! Apenas estou publicando o resultado de testes de diversos usuários e diversas manifestações negativas do produto junto as redes sociais.

Administrador AcessoWi-Fi.com – Gerente UnicoHost Soluções Web – Engenheiro de Redes

Julio Rossoni

Administrador AcessoWi-Fi.com - Gerente UnicoHost Soluções Web - Engenheiro de Redes

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.