Queda no PTT-SP causa grande problema na internet nacional

Saudações amigos AcessoWi-Fi.com! Hoje venho abordar um assunto que atinge a todos nós que usamos a internet no Brasil, a queda dos serviços no PTT-SP. 

O Ponto de Troca de Tráfego de SP (ou simplesmente PTT-SP) teve um problema que ocasionou a queda da rede praticamente toda dentro do PTT causando subsequentemente a paralisação de serviços e perdas de conexão com diversos sites no Brasil além de serviços e CDN´s  interconectados pela rede PTT.

De acordo com o relatório de incidente da IX.Br, pertencente ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.BR) pela IX.Br (Também conhecido como PTT), forneceram o seguintes dados:

Descrição: Às 11:27 GMT-03 tivemos uma reincidência de falha elétrica em nossos equipamentos de transporte óptico no PIX Eletronet, a princípio não ocasionada por falta de energia por parte da Eletronet. Apesar da troca de equipamento feita em decorrência do evento do dia 05/08/2018 houve novamente uma falha momentânea na alimentação que provocou a perda de conectividade total do PIX. Esta queda provocou uma instabilidade geral na rede entre 11:27 e 12:42 GMT-03. O problema causado pela perda de parte dos roteadores conectados à rede que gera uma instabilidade pelo aumento excessivo de flood de pacotes ainda está sendo trabalhado, uma vez que medidas que podem ajudar na solução deste problema, geram outros que ainda não conseguimos contornar.

Ação Corretiva: Estamos providenciando a alteração da alimentação elétrica dos equipamentos de transporte óptico, inclusive com a inclusão de no-breaks adicionais se necessário, de forma a evitar novo incidente. Prazo para execução: 2 dias.

Assim sendo, teremos 2 dias de transtornos na rede até tudo se normalizar (claro, se nenhum outro problema surgir).

Para ler o relatório completo, acesse: http://ix.br/doc/relatorio-incidente-20180830.pdf

Para entender a gravidade do problema. imagine um grande ponto onde TODAS as redes de conteúdos do mundo estão interligadas (Google, Netflix, Microsoft, PSN, entre diversos outros) e todos tem uma conexão a um roteador central onde é distribuído as operadoras e aos provedores os conteúdos. Em caso de queda dessa rede interna, todos os grandes fornecedores de conteúdo (chamamos de CDN) ficam incomunicáveis causando um grande caos na rede pois dezena de milhares de acessos estão buscando estes acessos e não conseguem acessa-los.

Esperamos que tudo se normalize logo e que o IX.Br volte a trabalhar sem falhas para o bem de nossa internet.

Espero que tenham apreciado.
Até a próxima!

Administrador AcessoWi-Fi.com – Gerente UnicoHost Soluções Web – Engenheiro de Redes

Julio Rossoni

Administrador AcessoWi-Fi.com - Gerente UnicoHost Soluções Web - Engenheiro de Redes

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.