O que é WDS

De acordo com a Wikipedia:

Wireless Distribution System – WDS (em portuguêsSistema de Distribuição Sem Fio) é um sistema que permite a interconexão de access points sem a utilização de cabos ou fios. Como descrito na norma do IEEE 802.11, ou ainda mais recentemente a também incluída IEEE 802.16. Ela permite que redes wireless expandam-se utilizando múltiplos access points sem a necessidade de um backbone central para ligá-los através de cabos, como se costumava fazer.

Um access point pode ser uma base central, de repetição ou remoto. Uma base central é tipicamente conectada à rede por fios. Uma base de repetição retransmite dados entre bases remotas e centrais, clientes wireless ou outras bases de repetição. Uma base remota aceita conexões de clientes wireless e as repassa para estações centrais ou de repetição. Conexões entre clientes são feitas utilizando-se o MAC Address, que se torna melhor que por designação de endereços IP.

Todas as estações base em uma rede WDS precisam ser configuradas para utilizarem o mesmo canal e compartilharemchaves WEP se for utilizado. Eles podem ser configurados para diferentes grupos identificadores de serviços. Note que ambos roteadores precisam ser configurados para retransmissão entre eles para as configurações dentro da WDS para funcionar corretamente.

Em miúdos, WDS nada mais é que permitir u MAC address do equipamento conectado passar diretamente pelo radio da antena (transmissora e receptora) para maior controle da rede.

 

Espero ter iluminado um pouco as ideias com esse artigo.

Administrador AcessoWi-Fi.com – Gerente UnicoHost Soluções Web – Engenheiro de Redes

Julio Rossoni

Administrador AcessoWi-Fi.com - Gerente UnicoHost Soluções Web - Engenheiro de Redes

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.