[ceptro-alumni] seus usuários têm problemas com plataformas de games online ou consoles por causa do CGNAT ou ausência de IPv6?

Saudações amigos AcessoWi-Fi.com! Hoje venho compartilhar uma pesquisa feita pelo ceptro.br / CGI.br que é de vital importância para saber o andamento da internet nacional como um todo.

Alguns provedores Internet nos procuram de tempos em tempos para nos relatar dificuldades nesse momento de transição para o IPv6. Um dos tópicos recorrentes é sobre games online. Esses provedores, como a maioria aqui no Brasil, usam alguma espécie de CGNAT para compartilhar endereços IPv4 públicos entre vários usuários. E também entregam já IPv6 na casa do usuário. Acontece que as plataformas de games online e alguns consoles de videogame aparentemente não funcionam bem, ou não funcionam mesmo, nem com IPv6, nem com IPv4 compartilhado, pelo menos em certas situações.

Alguns nos dizem que é um problema bastante sério, que gera muitas ligações no callcenter e bastante insatisfação dos usuários.

Sensibilizados pelo problema e com dificuldades de iniciar um diálogo envolvendo as empresas responsáveis pelos games, nós resolvemos propor
um workshop, uma espécie de debate, no IGF, pra chamar a atenção sobre o assunto. O IGF é um Fórum sobre Governança da Internet, um espaço
global, internacional, para o diálogo sobre vários assuntos relacionados à Internet, onde participam empresas, governos, academia, a comunidade
técnica, ONGs, ou seja, todo mundo… O IGF é organizado pela ONU, mas é um espaço multistakeholder, aberto para a participação de qualquer
indivíduo ou instituição, um espaço de diálogo importantíssimo para a Internet atualmente. Pois bem, propusemos esse debate e ele acontecerá
em algumas semanas, na próxima reunião do IGF, em Paris.

Nós agora precisamos da ajuda dos provedores para levantar mais dados sobre a situação. Seus usuários reclamam de problemas com alguma
plataforma de game online, ou algum console de videogame? Você entende que esse problema específico é relacionado a falta de IPv6 nessa
plataforma, a problemas com a implementação do IPv6 nessa plataforma de games, ou a alguma dificuldade com o CGNAT, com endereços IPv4
compartilhados?

Por exemplo, já ouvimos relatos sobre lentidão de games com CGNAT. Ou sobre a impossibilidade de conexão ao game online, se o usuário está com
CGNAT. Sobre IPs que são colocados em blacklists e nunca mais saem, prejudicando todos os que estão compartilhando o mesmo IP e obrigando o
provedor a tirar o IP do pool usado no NAT. Sobre plataformas que quando entra um segundo usuário com o mesmo IP, o primeiro para de funcionar.
Entre outros. Seus usuários já relataram esse tipo de problemas? Ou outros relacionados?

Preencha por favor o formulário online se tiver informações pra nos fornecer:

https://goo.gl/forms/AQahTOfn6MdnMmYQ2

Obrigado.
— 
Antonio Marcos Moreiras
Gerente de Projetos e Desenvolvimento
Centro de Estudos e Pesquisas em Tec. de Redes e Operações (Ceptro.br)
Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br)
+55 11 5509-3553
+55 11 99154-8838
INOC 22548*266
www.nic.br

Administrador AcessoWi-Fi.com – Gerente UnicoHost Soluções Web – Engenheiro de Redes

Julio Rossoni

Administrador AcessoWi-Fi.com - Gerente UnicoHost Soluções Web - Engenheiro de Redes

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